De homem para homem: cultura, imagem e representações masculinas na Publicidade

Posted on Updated on

redes

De homem para homem: cultura, imagem e representações masculinas na Publicidade

Man to man: culture, image and male representations in Advertising

Soraya Barreto Januario

 

Resumen:

Este estudo propõe a análise da representação dos personagens masculinos retratado através da publicidade nas revistas masculinas de estilo de vida. Nas últimas quatro décadas, a sociedade e os media têm exercido uma influência crítica e observadora sobre a imagem do homem e da masculinidade, estabelecendo modelos sociais e estéticos, rotulando e classificando os indivíduos de acordo com determinados padrões socialmente aceites.

 

As normas sociais, a família, o trabalho e a pós-modernidade, são fatores preponderantes no fortalecimento do cuidado masculino com a sua imagem e a sua inserção social. A relevância do tema deve-se à inegável influência dos meios de comunicação nos valores estéticos e na imagem pessoal. Na contemporaneidade, as identidades deixam de ser únicas e fixas para serem multifacetadas e cambiantes. Os estudos culturais e de género, ao analisar o que é veiculado nos media, procuram entender como são retratadas para a sociedade e para os indivíduos as mudanças que permeiam a sociedade na atualidade.

 

A proposta deste estudo é identificar aspetos e características que emergem da exposição do homem na publicidade. A abordagem metodológica de investigação será a análise de conteúdo visual nas publicidades veiculadas em 2011 nas revistas de estilo de vida masculinas, nomeadamente Men’s Health, GQ Portugal e Max Men. Neste sentido, utilizaremos como quadro metodológico, a análise de conteúdo visual baseada no pensamento de Theo Van Leeuwen, Carey Jewitt e Laurence Bardin. E à luz dos Estudos das Masculinidades, recorremos as teorizações de Raewyn Connel, Miguel Vale de Almeida e Sean Nixon.

 

 

Palabras clave:

Masculinidade, imagem masculina, género, publicidade, estilo de vida

 

 Keywords:

masculinity, male image, gender, advertising, lifestyle

 

Cómo citar:

Barreto-Januario, S.  (2014) De homem para homem: cultura, imagem e representações masculinas na Publicidade, en Revista Redes.com, 9, 397-428.

 

DOI: 10.15213/redes.n9.p397

 

 

Recuperado de:

http://revista-redes.hospedagemdesites.ws/index.php/revista-redes/article/view/284

 

 

 

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

*

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.